segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Rosinha vence mas perde maioria absoluta em Vila Franca de Xira

O PS venceu em Vila Franca de Xira mas Maria da Luz Rosinha perdeu a maioria absoluta nas eleições autárquicas de ontem. A autarca obteve 43,9% dos votos correspondentes a 24.141 eleitores. Menos 2,4% que há quatro anos quando arrecadou 46,3% dos votos, relativos a 23.830 eleitores.

Apesar do ligeiro aumento do número de votos, o executivo socialista só conseguiu eleger os cinco vereadores que já tinha e que não chegaram para manter a maioria absoluta, porque este ano, em vez dos nove vereadores a autarquia passou a eleger onze, em virtude de ter ultrapassado os 100 mil eleitores.

O grande destaque vai para a Coligação “Novo Rumo” (PPD/PSD – CDS/PP – MP) que arrecadou precisamente esses dois novos lugares passando de um para três vereadores. Em percentagem aumentaram dos 16,4% (8421 votos) em 2005 para 23,3% (12.880 votos) nas eleições de ontem.

A CDU manteve os três vereadores que havia conquistado há quatro anos. A Coligação Democrática Unitária subiu em cerca de cem votos o seu resultado que se cifrou em 23,8% (13.111 votos).

A abstenção foi de 47,8%, praticamente o mesmo número que nas eleições autárquicas de 2005.

Em relação às juntas de freguesia não houve alterações nas lideranças. O PS manteve o poder nas nove juntas de freguesia e a CDU nas restantes duas que já eram por si lideradas.

Os resultados finais só foram conhecidos oficialmente após a meia-noite e depois de se estar mais de duas horas em suspenso à espera dos resultados da freguesia da Póvoa de Santa Iria, que foi decisiva para a atribuição do terceiro vereador ao PSD e dessa forma fazer com que Maria da Luz Rosinha e o PS perdessem a maioria absoluta na Câmara de Vila Franca de Xira.

In O Mirante

1 comentário:

  1. «O grande destaque vai para a Coligação "Novo Rumo" que arrecadou precisamente esses dois novos lugares passando de um para três vereadores.»

    ResponderEliminar